Impulsionar a comercialização de gêneros alimentícios, fortalecendo especialmente a cadeia leiteira, é o principal objetivo da criação do Selo de Inspeção Municipal Consorciado (Consórcio SIM) que o Sebrae/PB está desenvolvendo, em conjunto os gestores municipais da região do Vale do Piancó. Ao todo, já são sete municípios que aderiram à iniciativa.
De acordo com a analista técnica do Sebrae e gestora do projeto na região, Nelijane Ricarte, o selo SIM visa certificar os produtos de origem vegetal e animal, produzidos nas cidades participantes, para facilitar a comercialização dos itens entre esses municípios e também fora da Paraíba, sendo possível, futuramente, a exportação dos produtos.
“O consórcio é justamente a criação do selo regional, uma certificação, para que os produtores possam vender entre os estados de todo Brasil. Com o selo, os produtores recebem licença para venda entre municípios, e facilita o Selo de Inspeção entre Estados (SIE) e o Selo de Inspeção Federal (SIF). Então, facilita a inserção nos supermercados e pontos de venda”, explica.
Ela reforçou a importância da iniciativa, que também tem como parceria a Associação dos Municipios do Vale do Piancó (AMVAP), para o fortalecimento da cadeia produtiva dessas cidades e, consequentemente, do desenvolvimento econômico estadual.
“Já temos consórcio nas regiões do Brejo e Curimataú já criados e avançando. O Sebrae vem mobilizando os prefeitos e lideranças locais para participar, oferecendo capacitações para que os produtores consigam os selos de certificação. É um trabalho que está sendo construído e que em breve teremos bons resultados”, destacou Nelijane Ricarte.
Do total de 19 municípios que compõem a região do Vale do Piancó, 11 estão participando das reuniões com o Sebrae/PB e lideranças locais e sete deles já aderiram ao consórcio.
Municípios envolvidos: Aguiar, Boa Ventura, Serra Grande, São José de Caiana, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Piancó, Itaporanga, Igaracy, Conceição e Coremas.
Municípios que aderiram ao consórcio: Boa Ventura, Serra Grande, São José de Caiana, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Piancó e Itaporanga.
Fonte e foto: Assessoria