A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados deve enviar um ofício ao Ministério da Defesa solicitando a extinção do batalhão das Forças Especiais do Exército, conhecidos como “kids pretos”. O partido anunciou também planeja apresentar um requerimento de informações para obter detalhes sobre o funcionamento desses grupos.
Os “kids pretos” são militares formados pelo Curso de Operações Especiais do Exército Brasileiro, treinados para missões sigilosas. Eles fazem parte da chamada “elite” das Forças Armadas.
O pedido do PSOL ocorre em meio à prisão do general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, neste sábado (14), pela Polícia Federal. Braga Netto é acusado de envolvimento em um plano de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
O nome dos “kids pretos” foi mencionado durante depoimentos, em que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, afirmou que Braga Netto teria entregue dinheiro a militares do grupo “kids pretos” para financiar atividades relacionadas ao suposto plano golpista.
De acordo com a CNN, o PSOL informou que os textos serão finalizados neste fim de semana e enviados na segunda-feira (16).
Mais PB