Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pela candidata a prefeita de São José de Espinharas nas eleições municipais deste ano, Maria do Socorro Santos, da Coligação Unidos Pelo Povo, está em tramitação na Justiça Eleitoral da 51ª Zona, em São José de Espinharas (PB). A ação acusa os candidatos eleitos Thaise Gomes de Sousa e seu vice, Yan Nóbrega de Sousa, ambos da Coligação Segue o Trabalho, de uso da máquina pública para promoção de suas campanhas eleitorais, caracterizando abuso de poder político e econômico.
Segundo a denúncia, a atual gestão da prefeitura, liderada pelo prefeito Netto Gomes, teria favorecido os candidatos durante a campanha com uma série de condutas vedadas, desequilibrando a disputa eleitoral.
Os investigados, em defesa, negaram qualquer irregularidade, afirmando que sua participação em eventos oficiais foi discreta e em conformidade com a lei. Além disso, negaram a criação de programas sociais para fins eleitorais e o desvio de servidores e recursos públicos para a campanha. Os acusados pediram ainda a condenação da autora da ação por litigância de má-fé, alegando que as acusações são infundadas.
Após a realização de audiência para ouvir as partes envolvidas e as testemunhas arroladas, o processo foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que emitiu parecer recomendando a improcedência da ação, afastando as acusações de abuso de poder.
Agora, o caso aguarda a decisão da juíza da 51ª Zona Eleitoral, que deverá definir se as denúncias são procedentes ou se a ação será arquivada.
Confira:
Portal TV Sol