O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por novos exames na manhã desta terça-feira (22), para avaliar o traumatismo craniano após uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada. A equipe da RECORD registrou o momento em que Lula deixou o hospital em Brasília depois de ter repetido uma ressonância. O acidente doméstico aconteceu no sábado (19), e o presidente precisou ser levado ao hospital, onde levou cinco pontos na região da nuca.
O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com programação de realizar novo exame de controle em 72h. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho”, diz o novo boletim médico.
A reavaliação segue o protocolo para acidentes do tipo. Lula é observado pela equipe médica, composta pelos profissionais Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, sendo autorizado a retomar as atividades de rotina.
Na segunda-feira (21), por exemplo, Lula se reuniu com Celso Amorim e Alexandre Padilha, no Palácio da Alvorada. Já na terça-feira (22), logo antes de fazer os exames, recebeu uma ligação do presidente russo Vladimir Putin. A conversa durou cerca de 20 minutos e aconteceu no dia da chegada dos representantes do Brics à Rússia.
Lula foi orientado pela equipe médica a não realizar viagens longas.
Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”, diz o boletim médico divulgado no sábado (19).
Por isso, o presidente não participa presencialmente da 16ª Cúpula do Brics, que ocorre em Kazan, na Rússia. A delegação brasileira é chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Portal Correio