Policial

Na manhã deste sexta-feira (14), as forças de segurança da Paraíba deflagraram a Operação “Cacimba Nova”, que resultou na prisão de oito pessoas, incluindo o ex-prefeito do município de Vista Serrana, e a busca por outros suspeitos foragidos. A operação ocorreu nos municípios de Vista Serrana, Condado, Pombal, Sousa e Paulista, e envolveu mais de 100 policiais civis e militares.

A ação foi consequência de uma investigação iniciada após a descoberta e destruição de uma plantação com mais de 60 mil pés de maconha em Malta, no Sertão da Paraíba, no dia 30 de outubro de 2024.

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso, liderado pelo ex-prefeito, é suspeito de envolvimento em uma organização que também praticava desvio de dinheiro público e lavagem de capitais.

De acordo com a polícia, o ex-prefeito teria financiado as plantações de maconha utilizando recursos públicos, gerando lucro estimado em R$ 13 milhões para a organização criminosa.

 A operação foi coordenada pelo Superintendente da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil, Delegado Cristiano Jacques, e pelo delegado adjunto, Rodrigo Monteiro, além de contar com a participação de oficiais da Polícia Militar, como o Coronel Douglas Ferreira e o Major Fernando Galindo.

O Delegado Cristiano Jacques destacou que a operação é um exemplo do compromisso das forças de segurança no combate ao crime organizado no Sertão paraibano.

É lamentável que o dinheiro público, que deveria beneficiar a população, seja desviado para financiar o crime. As forças de segurança restabeleceram hoje a ordem pública, impactada por essa organização criminosa”, afirmou o delegado.

As investigações seguem para localizar outros envolvidos e aprofundar a apuração de crimes financeiros cometidos pela organização.

15ª DSCP

 

Compartilhe: