Em alusão ao Março Lilás, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, o Hospital do Bem, parte do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, no Sertão da Paraíba, organizou uma programação especial, que inclui palestras, panfletagens e atividades culturais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
As atividades começam nesta quarta-feira, 12 de março, às 9h30, com um momento ecumênico conduzido pelo Padre Luiz Gonzaga, seguido de um coffee break e uma apresentação musical de Hudy Show.
Já no dia 14, às 9h, acontece uma panfletagem com distribuição de materiais informativos, em parceria com o projeto de extensão Menina Mulher, da UNIFIP.
O ponto alto da programação acontece dia 18 de março, às 14h, com uma palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero, ministrada pela ginecologista Dra. Ilzinalda Ideão.
Para encerrar o mês de conscientização, no dia 27 de março, às 9h, haverá mais um momento ecumênico, desta vez conduzido pelo Pastor Francinaldo Soares, seguido de apresentações culturais, coffee Breack e música com Jailson Guimarães.
Todas as atividades serão realizadas na recepção do Hospital do Bem e têm como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde feminina, reforçando a necessidade de exames preventivos periódicos.
O câncer de colo de útero, uma das doenças que mais afeta as mulheres no Brasil, pode ser prevenido por meio de exames como o Papanicolau e a vacinação contra o HPV, destacam os organizadores do evento.
Portal TV Sol