Patos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estuda a construção de um grande armazém central, chamado de “armazém pulmão”, no Nordeste, região que ainda não conta com essa estrutura. O projeto, que está em fase de planejamento, busca otimizar o armazenamento e a distribuição de alimentos em todo o território nordestino, com Patos, no Sertão da Paraíba, sendo uma das cidades cogitadas para receber o empreendimento.

Estamos trabalhando para construir esse armazém pulmão no Nordeste, uma estrutura que ainda não temos na região. Patos é uma das cidades com as características necessárias, e estamos dialogando internamente para que seja contemplada”, afirmou Lenildo Moraes, diretor-executivo da Conab.

Ele explicou que o armazém funcionará como uma central de distribuição de alimentos estocados para outros armazéns regionais.

Será um armazém grande, que distribuirá para outras localidades do Nordeste”, completou.

Outras cidades também estão no páreo para receber o armazém central, entre elas Petrolina (PE) e o Triângulo das Bermudas, no Ceará, composto por Juazeiro, Barbalha e Crato.

Essas cidades têm estruturas semelhantes às de Patos e estão na disputa, mas vamos mostrar a importância da Paraíba e de Patos, principalmente por estarem mais próximas da produção de alimentos, como o milho”, destacou.

Além da possível construção do armazém central, Lenildo Moraes anunciou novidades específicas para o armazém de Patos, que já opera com uma estrutura menor. Segundo ele, a partir deste ano, o armazém da cidade também começará a comercializar farelo de soja com preço subsidiado.

Essa é uma medida para facilitar o acesso dos agricultores ao farelo de soja, que será vendido a preços mais acessíveis. O governo federal está preparando uma portaria para autorizar essa comercialização, junto com o caroço de algodão, que é uma demanda histórica ”, explicou.

Portal TV Sol

 

Compartilhe: