Patos

A próxima terça-feira, 28 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Para alertar a população, serão realizadas ações de sensibilização em diversos locais públicos de João Pessoa, Campina Grande e Patos. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13) são parceiros da ação que será realizada pelo Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (CEREST) nestas cidades.

Em Patos a programação terá início a partir das 8h, no mercado público feira central de Patos e na antiga rodoviária. Com o slogan ‘Não feche os olhos para este crime’, a ação educativa para a prevenção e combate ao trabalho escravo vai ser realizado pela equipe do Cerest- Patos, coordenado por Giglielli Modesto.

Sobre a data

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi criado em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista Aílton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em Unaí, no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em uma das fazendas de Norberto Mânica. O episódio ficou conhecido como a chacina de Unaí.

Canais de Denúncia

Denúncias de trabalho análogo ao de escravo e de aliciamento de pessoas para fins de trabalho escravo podem ser feitas no site do MPT na Paraíba (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias), pelo portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br), pelo aplicativo MPT Pardal, pelo Disque 100 e também pelo site www.ipe.sit.trabalho.gov.br (do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE).

Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128).

Assessoria

Compartilhe: