O jovem prodígio do tênis de mesa brasileiro, Ranieri Filho, de apenas 9 anos, fez história no TMB Challenge Plus, realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Salvador. Representando a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, Ranieri impressionou ao conquistar o título nas três categorias em que competiu, consolidando-se como uma das grandes promessas do esporte no Brasil.
Ranieri brilhou nas categorias Sub-9, Sub-11 e Rating I, a última composta majoritariamente por atletas adultos, destacando ainda mais o seu talento. Aline Suerda, mãe do atleta, expressou todo o orgulho e os desafios enfrentados pela família ao longo da competição.
Na Bahia, ele competiu no Sub-9, Sub-11 e no Rating I, que é uma categoria de nível técnico elevado. No Rating I ele competiu com adultos e foi campeão nas três categorias. Estamos agora lutando para que ele finalize o ano em primeiro no Sub-9 e, pelo menos, em terceiro no Sub-11”, comentou Aline.
Ranieri, apesar de sua pouca idade, já demonstra uma dedicação ímpar ao esporte. Ele revelou sua rotina de treinos intensa, que envolve cinco dias por semana, e comentou sobre os desafios enfrentados durante a competição, que quase foi prejudicada por uma lesão.
Essa competição foi muito difícil porque tinham atletas com um nível maior do que o meu. Eu venho treinando de segunda a sexta e estava muito animado, mas machuquei a virilha antes do campeonato”, explicou Ranieri.
O próximo desafio de Ranieri será o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em Chapecó, Santa Catarina, entre os dias 6 e 15 de dezembro. No entanto, a família enfrenta dificuldades financeiras para cobrir os custos da viagem e participação no torneio, estimados em cerca de R$ 12 mil.
Estamos em busca de patrocínios e apoios. Ele começou a competir federado este ano, então ainda não conseguimos bolsas, que normalmente só são concedidas a partir dos 14 anos. Criamos uma vaquinha online, que está disponível no Instagram dele (@ranierilafilhotm), e estamos promovendo essa campanha para arrecadar o valor necessário”, explicou Aline.
Apesar das dificuldades, a família está determinada a apoiar o sonho de Ranieri de se tornar um grande nome do tênis de mesa.
Essa vontade é dele, e nós, como pais, estamos fazendo o impossível para apoiá-lo. O pai dele, que também é o técnico, o acompanha em todas as competições. Eu vou sempre que posso, mas nem sempre é viável financeiramente”, desabafou Aline.
A vitória de Ranieri é motivo de orgulho não só para sua família, mas também para a cidade de Patos, que celebra o sucesso de um jovem talento que, com esforço e determinação, segue inspirando outras crianças a se dedicarem ao esporte e a sonharem com grandes conquistas.
Portal TV Sol