Patos

Vereador aponta falta de transparência e suspeita de fins eleitorais no processo seletivo para profissionais da educação

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) decidiu suspender o Processo Seletivo Simplificado Público da Prefeitura Municipal de Patos, no Sertão, após uma denúncia apresentada pelo vereador Josmá Oliveira (MDB).

O processo visava a contratação de profissionais da educação e foi alvo de críticas por alegada falta de transparência, ausência de ampla divulgação e falta de critérios objetivos no edital. A denúncia indicou que o processo seletivo poderia estar sendo utilizado para fins eleitorais.

A auditoria realizada entre 19 e 23 de agosto de 2024 identificou que o procedimento violou o princípio da publicidade e o Decreto Municipal nº 033/2023, além de burlar a legislação constitucional que rege os concursos públicos. Constatou-se que os cargos ofertados — Professor, Merendeira e Vigia — têm caráter permanente e não temporário.

Diante das irregularidades, a auditoria recomendou a suspensão imediata de todos os contratos resultantes do processo seletivo e a anulação do procedimento.

A decisão publicada nesta terça-feira (10) também incluiu a necessidade de realizar um concurso público regular para os cargos ofertados, garantindo conformidade com as normas legais e a transparência necessária.

Segundo o TCE (PB), a medida visa assegurar que as contratações sejam feitas de acordo com as diretrizes legais, evitando possíveis prejuízos ao processo democrático e à gestão pública.

Confira abaixo a conclusão do relatório do TCE- PB:

conclusao

 

Portal TV Sol 

Compartilhe: