A direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII de Patos, divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (26) para rebater acusações feitas em uma reportagem publicada por um site de notícias local. De acordo com a instituição, o texto, veiculado nesse domingo (25), sugeria uma ligação entre a UEPB e "atividades golpistas" durante um evento promovido pela empresa Neotech, realizado no auditório da universidade.
De acordo com a nota, o evento, que visava a divulgação de cursos particulares, foi organizado de maneira independente e legal, contando com a presença de pais de alunos de escolas particulares da cidade.
A direção do CCEA classificou a reportagem como tendenciosa e afirmou que a interpretação apresentada induz os leitores a associarem a universidade a atividades irregulares, o que considera irresponsável.
A direção informou que, após solicitar a correção, o site se recusou a fazer qualquer alteração. A instituição destacou ainda que o campus VII da UEPB em Patos, que existe há 18 anos, já formou mais de 1.700 alunos e desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico do Sertão Paraibano.
A UEPB destacou o compromisso da instituição com os princípios que regem a administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e expressou preocupação com o uso da liberdade de imprensa em situações que podem contribuir para a disseminação de desinformação.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) vem, por meio deste, esclarecer alguns fatos ocorridos no último final de semana envolvendo o nome da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Patos.
Tratou-se de uma matéria veiculada em site de notícias da cidade de Patos, no último domingo, 25/08, referindo-se a um evento realizado pela Empresa Neotech, que alugou o espaço do auditório da Universidade para realizar a divulgação de cursos particulares. O evento foi realizado de modo independente, lícito, e contou com a participação de pais de estudantes de escolas particulares da nossa cidade.
A matéria tendenciosa publicada induz o leitor a associar o nome da UEPB a “atividades golpistas” de modo irresponsável. Quando procurado pela instituição para corrigir a matéria, o administrador da página de notícias recusou-se a fazê-lo.
O campus da Universidade Estadual da Paraíba existe na cidade de Patos há aproximadamente 18 anos e ao longo desse período já graduou mais de 1.700 alunos, desempenhando um papel socioeconômico extremamente relevante no Sertão Paraibano. Os cursos da Universidade são totalmente gratuitos e acessíveis e a Instituição é regida pelos princípios básicos que regem a administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, tendo a transparência como norteador fundamental de suas atividades.
A Direção do CCEA respeita e reafirma o direito à liberdade de expressão da imprensa, assim como lamenta o fato de que alguns poucos profissionais desse meio ajam de modo a distorcer os fatos, disseminando desinformação.
Patos, 26 de agosto de 2024.
Carolina Coeli R. Batista da Araújo
Diretora do CCEA
Matrícula: 426206-6
Portal TV Sol