A Casa do Idoso ‘João Isidoro de Andrade’, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) localizada no município de São Mamede (PB), foi palco de um momento especial no dia 28 de março. O local recebeu o Sarau Musical “Terraço Cultural”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Artes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, com o valioso apoio de artistas locais.
O projeto tem como principal objetivo levar música e arte até os residentes da instituição, promovendo qualidade de vida, bem-estar e estímulo emocional, físico e mental. A música, além de ser uma forma de entretenimento, é reconhecida como uma poderosa ferramenta terapêutica. Ela contribui para o equilíbrio emocional, melhora a concentração, fortalece a memória, estimula o raciocínio e auxilia na percepção de tempo e espaço, elementos fundamentais para o envelhecimento saudável e ativo.
A ação também visou valorizar os talentos locais e dar visibilidade à produção artística da cidade. Os músicos Erivan Eugênio, Jobim Araújo, Zé Neto, Manoelzinho e Augustinho protagonizaram o espetáculo, encantando os idosos, familiares e demais convidados com um repertório repleto de sensibilidade e emoção.
O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Humano, Kilma Morais, da secretária de Cultura e Artes, Yélina Rique, além de familiares dos idosos, que prestigiaram o momento com alegria e emoção.
A secretária de Cultura destacou a relevância da iniciativa:
A música é uma ferramenta terapêutica, e com isso queremos partilhar alegria com aqueles que tanto já contribuíram com suas histórias e vivências. Nosso objetivo é levar cultura a todos os cantos da cidade, especialmente aos que mais precisam desse cuidado.”
A realização do Sarau Musical reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, o cuidado com a população idosa e o incentivo à arte como instrumento de transformação social.
TV Sol com informações da assessoria