A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Santa Luzia e da 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) e com apoio da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Asfixia, que tem por objetivo de combater a atuação de duas facções criminosas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas no município de Santa Luzia, no Sertão do Estado.
Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados judiciais, sendo 11 de busca e apreensão e um de prisão. No total, quatro pessoas foram presas, entre mandados de prisão em aberto e prisões em flagrante. Armas, drogas e munições também foram apreendidas.
A ofensiva policial teve como foco dois grupos rivais que disputam território na cidade, resultando em quatro execuções nos três primeiros meses de 2025. A operação contou com o apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar e envolveu 150 policiais civis e militares.
De acordo com o delegado Rodrigo Monteiro, Delegado Seccional de Patos, os grupos são investigados pela participação em sete homicídios ocorridos entre setembro de 2024 e março de 2025.
O delegado Eduardo Luna, titular da Delegacia de Santa Luzia, explicou que o conflito teve início após a deserção de membros de uma facção, que passaram a integrar o grupo rival em agosto do ano passado. Os confrontos vêm sendo registrados, sobretudo, nos bairros da Vila e Monte.
A Polícia Civil tem intensificado as ações para a elucidação dos crimes e a prisão dos envolvidos, resultando no cumprimento de 11 mandados de prisão por crimes contra a vida apenas no primeiro trimestre de 2025.
Entre os casos investigados está um homicídio ocorrido em 27 de março, que já integra a Operação Asfixia.
Em novembro de 2024, a Operação Colosso foi deflagrada, resultando, até o momento, na prisão de 18 suspeitos, entre executores, mandantes e integrantes de facções criminosas que atuam na região.
As investigações seguem em andamento para a identificação e prisão de outros envolvidos.
Assessoria