Paraíba

Nessa terça-feira (10) a iniciativa do Governo da Paraíba, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), o programa Primeira Chance, foi um dos casos de sucesso apresentados durante o seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”. O evento foi promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Instituto Cultiva, pelo Governo do Rio Grande do Norte e foi realizado em Natal (RN).

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, apresentou o programa e os resultados que a Secretaria tem conseguido alcançar no decorrer das seis edições realizadas.

Uma das preocupações do estudante quando chega ao Ensino Médio é justamente sobre o que ele vai fazer quando acabar os estudos. A maioria, por mais que tenha bons resultados no ENEM, ainda assim precisa trabalhar e conciliar com os estudos, mas eles não possuíam até então a experiência profissional. O Primeira Chance viabiliza esse contato inicial com o mercado de trabalho, onde o estado proporciona o pagamento das bolsas e vagas de estágio nas empresas parceiras do projeto, que inclusive atualmente já conseguimos ultrapassar a marca de 1000 empresas concedentes”, ressaltou.

O seminário contou com representantes de todos os estados da região Nordeste. Foi um momento de partilha e troca de experiências. De posse das informações reunidas num documento entregue durante o evento, com detalhes de todas as iniciativas inovadoras destacadas por cada Secretaria, os secretários e representantes estaduais seguirão dialogando para analisar quais ações podem ser replicadas em seus respectivos estados.

Os participantes ficaram encantados com o que estamos conseguindo realizar na Paraíba com o programa Primeira Chance, recebi muitas interações dos nossos colegas e estamos fornecendo todas as informações possíveis. Tenho certeza que servirá de modelo e inspiração para todo o país”, reforçou o secretário Wilson Filho.

Sobre o Primeira Chance

Instituído pela Lei Estadual nº 11.344 de 2019, tem como objetivo principal estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, fornecendo projetos que combinam teoria e prática. O programa auxilia na atualização dos currículos dos cursos técnicos da Rede Estadual de Ensino e contribui para o desenvolvimento da educação profissional na Paraíba.

Para os alunos, o estágio pode ser obrigatório ou não, conforme a diretriz curricular do curso, e precisa estar alinhado com a Lei Federal nº 11.788 de 2008, que regulamenta a preparação dos estudantes. Tem como público-alvo alunos da 3ª série da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, regularmente matriculados nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, Escolas Profissionalizantes Técnicas ou Escolas Técnicas Estaduais da Paraíba. Para mais informações ou dúvidas sobre o programa, basta entrar em contato pelo email: [email protected].

MaisPB

Compartilhe: