Uma mulher de 66 anos da Alemanha deu à luz seu 10º filho em 19 de março. Alexandra Hildebrandt disse ao TODAY.com que não usou medicamentos para fertilidade e não teve dificuldade para engravidar. O bebê, um menino chamado Philipp, nasceu por meio de uma cesárea no Hospital Charité, em Berlim.
A mãe disse diz que ele pesou 3,5 kg no nascimento e está "saudável". Ele já é mãe de Svitlana, 46, Artiom, 36, Elisabeth e Maximilian, 12; Alexandra, 10, Leopold, 8, Anna, 7, Maria, 4, e Katharina, 2.
Uma família grande não é apenas algo maravilhoso, mas, acima de tudo, é importante para criar os filhos adequadamente”, escreve ela, que trabalha como diretor de museu, em um e-mail para o TODAY.
Questionada se amigos e familiares estavam preocupados com o fato de ela ter um filho na sua idade, a mãe de dez respondeu:
Só recebi feedback positivo”.
Em entrevista ao jornal alemão Bild, ela compartilhou que não fuma, não bebe e nunca usou anticoncepcionais.
Eu como de forma muito saudável, nado regularmente por uma hora e caminho por duas horas”, disse ela.
O obstetra/ginecologista Wolfgang Henrich, que acompanhou a gestação de Alexandra, disse à publicação que foi uma
gravidez, em grande parte, sem complicações”.
Brian Levine, diretor de clínica de fertilidade CCRM, em Nova York, disse ao TODAY.com que a probabilidade biológica de uma mulher de 66 anos engravidar sem intervenção médica é "incrivelmente baixa".
Também é perigoso para a mãe, pois os riscos incluem taxas elevadas de hipertensão, diabete gestacional e parto prematuro.
Além disso, o risco de anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down, aumenta significativamente com a idade. Apesar de não conhecer Alexandra, Levine observa que é possível que ela não tenha chegado à menopausa se tiver síndrome dos ovários policísticos (SOP), um distúrbio hormonal que afeta os ovários.
Em 2023, Safina Namukwaya, de 70 anos, deu as boas-vindas a gêmeos, um menino e uma menina, em Uganda. Para engravidar, ela recorreu à fertilização in vitro com óvulos doados e esperma do marido. Dois dias após dar à luz, Namukwaya disse ao TODAY por meio de um intérprete, que estava se sentindo “ótima”.
Alguns podem argumentar que aos 70 anos estou velha, mas Deus decidiu que eu teria gêmeos aos 70”, ela disse.
Não há ninguém que possa colocar um limite na autoridade e no poder de Deus”, finalizou.
Crescer