O Papa Francisco passou o domingo (16) bem e vai continuar o tratamento de bronquite nesta semana. As informações foram repassadas por um porta-voz do Hospital Policlínico Gemelli, onde o pontífice está internado desde a última sexta-feira (14), ao Vaticano.
O comunicado detalha que o Papa descansou ao longo do fim de semana e que assistiu à Santa Missa pela televisão. O quadro dele segue estável, mas não há previsão de alta.
À tarde de ontem, alternou entre leitura e repouso. No sábado (15), o hospital informou à imprensa que Francisco tinha melhorado dos episódios de febre, sentido por ele no início da internação.
Segundo recomendação médica, o Papa deve ficar de "repouso absoluto" até se recuperar plenamente da infecção respiratória. Nas últimas semanas, o pontífice apresentou dificuldades na leitura de discursos para os fiéis e em três ocasiões pediu para seu assessor pessoal continuar a ação.
Neste domingo, Francisco escreveu um texto direcionado aos fiéis, em que agradeceu o carinho e as orações.
Agradeço-vos pelo carinho, a oração e a proximidade com que me acompanhais nestes dias, assim como gostaria de agradecer aos médicos e profissionais de saúde deste Hospital por seus cuidados: eles fazem um trabalho precioso e tão cansativo, vamos apoiá-los com a oração", escreveu.
DN