Esportes

Atletas de Hamamatsu participam dos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em João Pessoa, e destacam aprendizado e intercâmbio cultural com as brasileiras

A competição de ginástica rítmica dos Jogos da Juventude 2024, que acontecem em João Pessoa, não atraiu apenas os melhores talentos brasileiros de até 14 anos. Entre as delegações presentes, chamou a atenção a dupla de atletas da cidade de Hamamatsu, no Japão, que veio ao Brasil para um intercâmbio esportivo e cultural promovido em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A experiência tem sido muito boa e edificante. Eu fiquei impressionada com o nível técnico das atletas brasileiras". — Kako Kato, treinadora japonesa.

O chefe da delegação japonesa, Etsuo Ishikawa, explicou que a iniciativa é fruto de um acordo firmado em 2017 entre Hamamatsu e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com foco no desenvolvimento conjunto de jovens talentos, que teve o pontapé inicial durante os preparativos para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceram em 2020.

Essa é a 3ª edição que participamos. Já trouxemos atletas de atletismo e natação em outras ocasiões. Desta vez, viemos com as meninas da ginástica rítmica para fazer essa troca de experiências". — Etsuo Ishikawa Ishikawa.

Durante o torneio, as atletas Harua Oshiro e Ichika Masuda elogiaram a recepção brasileira e ficaram impressionadas com o nível técnico apresentado nas competições. Para Ichika Masuda, a competição no Brasil tem se consolidado como um verdadeiro laboratório para o intercâmbio de experiências e o aprimoramento técnico.

Fiquei feliz pela receptividade e também impressionada com o nível técnico. Observei muito e aprendi bastante. Quero melhorar para alcançar esse nível". — Ichika Masuda.

Em território brasileiro, a delegação japonesa nos Jogos da Juventude de 2024 foi composta pelas atletas Harua Oshiro e Ichika Masuda, pela treinadora Kako Kato e pelo chefe de missão Etsuo Ishikawa.

ge PB 

 

Compartilhe: