Em pouco mais de um mês de funcionamento, o empréstimo consignado CLT já registrou R$ 8 bilhões em empréstimos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O programa inicia uma nova etapa nesta sexta-feira (25), quando os trabalhadores poderão contratar o crédito também pelas plataformas digitais dos bancos.
Até a quinta-feira (24), as simulações e contratos eram feitos unicamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. E, mesmo com a permissão para que os bancos ofertem a nova modalidade de consignado, as operações continuarão por meio da CTPS digital, segundo o Governo.
Os contratos foram fechados em 32 bancos, até o momento. A expectativa é a de que esse número suba a partir desta sexta (25). Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a nova fase deverá ampliar a quantidade de contratos a serem fechados.
A partir de 6 de junho, será possível transferir o empréstimo para outras instituições que ofereçam taxas mais vantajosas. Além disso, quem já tem um consignado poderá migrar para o novo modelo dentro do mesmo banco em até 120 dias.
Como contratar?
As instituições habilitadas pelo Governo Federal terão a opção de oferecer a modalidade dentro das próprias plataformas digitais. Assim, cada banco deve contar com a própria aba de contratação em sites e aplicativos.
A expectativa é que, a partir desta sexta, as maiores instituições financeiras, como Bradesco, Itaú, Santander e Nubank, ofereçam a linha de crédito.
Veja como solicitar o empréstimo consignado pela CTPS Digital:
Acesse a Carteira de Trabalho Digital na sua loja de aplicativos para Android ou iOS;
Faça login com sua conta gov.br ou biometria (para quem já tiver cadastrado);
Na página principal, clique no banner com o nome do programa, "Crédito do Trabalhador";
Na próxima aba, em outro banner, serão oferecidas mais informações sobre o programa antes de acessar a simulação - clique no botão "Faça uma simulação";
A plataforma irá mostrar o seu vínculo trabalhista, o valor máximo de empréstimo que você pode pedir, e, logo abaixo, duas caixas que devem ser preenchidas, denominadas "De quanto você precisa?" e "Em quantas parcelas você quer pagar?";
Após o preenchimento, clique no botão "Simular empréstimo". Ele informará qual é a taxa de referência e o valor total a ser pago;
Depois, o sistema informa que as instituições poderão oferecer condições ainda melhores;
Para seguir com a proposta, é necessário concordar em compartilhar os dados;
Depois disso, em até 24 horas, os bancos irão fornecer outras opções, que podem ser melhores do que as informadas anteriormente.
Diário do Nordeste