Brasil

A seleção dos candidatos terá cinco etapas

Foi lançado edital de concurso público com mil vagas para soldado da Polícia Militar do Ceará, na manhã desta sexta-feira (4). O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas. As inscrições serão abertas no dia 22 de abril e irão até 11 de maio.

O documento com informações do certame será publicado na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado (DOE).

Conforme anunciado, são 800 vagas para ampla concorrência e 200 para candidatos negros e pardos. O salário inicial é de R$ 5.568,64.

O certame também terá 500 vagas de cadastro de reserva, seguindo o percentual de 80% para ampla concorrência e 20% negros e pardos.

As vagas são destinadas para ambos os sexos, com homens e mulheres concorrendo em igualdade de condições. Será garantida a destinação de, ao menos, 15% das vagas a candidatas do sexo feminino.

Confira o edital

O concurso será executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). O edital poderá ser acessado no site da instituição.

Seleção em cinco etapas

A seleção dos candidatos terá cinco etapas:

  1. Prova objetiva
  2. Exame de saúde
  3. Avaliação psicológica
  4. Avaliação de capacidade física
  5. Investigação social.

Requisitos de concurso

Dentre os requisitos para o cargo estão:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos e, na data de inscrição no concurso, até 29 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Nível médio completo
  • Carteira Nacional de Habilitação categoria B.

Durante o curso de formação, os aprovados já serão nomeados como militares no cargo de aluno-soldado, cuja remuneração será de R$ 2.773,35. Após a conclusão e formatura, os policiais serão promovidos a soldado.

Restruturação da PM

O governador destacou que o novo concurso será importante para a reestruturação da instituição.

Nós aprovamos, recentemente, uma nova estrutura da PMCE, da Polícia Civil, de todas as vinculadas. No caso da PMCE, com criação de comandos regionais, mais batalhões e companhias. Efetivamente, mais importante do que aprovar a lei é fazer ela ser implementada e, para isso, precisa de pessoas para fazer o trabalho necessário para essa expansão”, concluiu.

De 2023 até o momento, o Governo do Ceará já nomeou 3.053 profissionais para as forças de segurança do Estado. Somente para a Polícia Militar foram 1.945. No programa Ceará Contra o Crime, o planejamento é contratar 6.730 agentes até 2026

Conforme o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, a medida dará mais força no combate ao crime.

Nossas forças de segurança têm trabalhado dia e noite para combater a criminalidade, a violência, e trazer cada dia a tranquilidade e paz para a população cearense. Nosso desafio é grande, mas a nossa vontade, profissionalismo e determinação é maior. O Governo do Ceará tem feito grandes investimentos na segurança pública, dando estrutura e condições de trabalho. Desde que cheguei, em junho de 2024, já foi dado posse a mais de mil policiais militares, 420 policiais civis, 80 peritos, e agora, com menos de um ano, já está sendo aberto o concurso para mais mil policiais militares. Isso é muito importante”, enfatizou.

Diário do Nordeste

Compartilhe: