A alimentação tem um papel fundamental na qualidade do sono, e muitas crenças populares sobre o que se deve ou não comer antes de dormir acabam gerando dúvidas. Entre os alimentos que frequentemente aparecem nessas discussões estão a manga e a banana, frutas tropicais bastante presentes no dia a dia dos brasileiros.
Mas afinal, faz mal comer manga ou banana à noite? Essas frutas podem influenciar a digestão e o descanso noturno? Quais são os mitos e as verdades ao redor dessas frutas? O Diário do Nordeste ouviu especialistas para tirar as dúvidas sobre o assunto.
Faz mal comer manga à noite?
Pode comer manga durante a noite? A resposta é sim. Não faz mal comer manga à noite, desde que seja em quantidades moderadas. A fruta é nutritiva e é benéfica para a saúde, como a melhora da digestão, o fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio na função muscular.
No entanto, por ter carboidratos que podem elevar os níveis de glicose, o consumo excessivo antes de dormir pode não ser ideal para quem busca um controle alimentar mais equilibrado no período noturno.
Como surgiu o mito da manga com leite?
A ideia de que manga e leite juntos fazem mal é um dos mitos mais antigos da alimentação. Segundo a nutricionista Karine Saboia*, essa crença vem da época da colonização, quando os senhores de engenho espalhavam o boato para evitar que os escravizados consumissem o leite, que era um alimento considerado nobre.
Do ponto de vista nutricional, a combinação pode ser até benéfica: a manga é rica em fibras e vitamina C, enquanto o leite fornece proteínas e cálcio”, explica a especialista.
Para quem sofre desconforto diante da combinação, Karine alerta que a condição tem a ver com uma possível intolerância à lactose presente no leite e não à combinação do laticínio com a manga.
Saiba o que não pode comer junto com manga
Cientificamente, não existe nenhuma combinação entre manga e outros alimentos que tragam malefícios à saúde. No entanto, embora a manga não tenha contraindicações específicas, a nutricionista Karine Saboia alerta quanto ao impacto na digestão e absorção de nutrientes.
Banana e alimentos ricos em gorduras, como queijos amarelos ou frituras, quando consumidos em conjunto, geram uma sensação de estufamento, uma vez que a digestão pode ficar mais lenta", explica a nutricionista.
Outras combinações que podem impactar a digestão e a absorção de nutrientes
Manga + fontes ricas em taninos (como chá-preto ou café): os taninos podem reduzir a absorção de ferro da fruta;
Banana + alimentos muito ricos em proteínas (como carnes): a digestão pode ser mais lenta, o que pode causar desconforto noturno.
Faz mal comer banana antes de dormir?
Não há evidências científicas que comprovem que comer banana antes de dormir faz mal ou melhora a qualidade do sono. Segundo Manoel Sobreira, médico neurologista especialista em Medicina do Sono,
não tem nenhuma evidência de que uma fruta A ou fruta B possa melhorar ou piorar a qualidade do sono”.
O mais importante, segundo o especialista, é evitar ingerir grandes quantidades de alimentos perto do horário de dormir, pois isso pode dificultar a digestão e impactar negativamente a qualidade do sono. Portanto, a banana pode ser consumida à noite, desde que em quantidades moderadas.
Quanto tempo antes de dormir posso comer uma banana?
A ideia de que certas frutas, como a banana, seriam "pesadas" para consumir antes de dormir está enraizada na cultura popular, mas, de acordo com a nutricionista Érika Paula Farias, especialista em fisiologismo e metabolismo do esporte, esse conceito não tem fundamento científico.
Embora a banana, assim como a manga, contenha carboidratos fermentáveis que, em grandes quantidades, podem gerar desconfortos digestivos em algumas pessoas, ela oferece benefícios significativos, como o aporte de vitaminas e sais minerais.
A especialista diz que, se a banana for consumida em porções pequenas, ela pode ser ingerida tranquilamente até duas horas antes de dormir. No entanto, quando combinada com outros alimentos, como aveia ou leite, é indicado consumir essa preparação de 3 a 4 horas antes de ir para a cama, garantindo uma boa digestão e o máximo aproveitamento dos nutrientes.
Quais os benefícios da manga e da banana?
A manga é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de conter fibras e antioxidantes, que auxiliam na digestão e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, seus nutrientes contribuem para a saúde da pele e ajudam a combater os efeitos do estresse oxidativo no organismo.
Já a banana se destaca pelo alto teor de potássio e magnésio, minerais essenciais para a função muscular e a prevenção de câimbras.
A fruta também contém triptofano, um aminoácido que favorece a produção de serotonina, ajudando no relaxamento e na melhora do humor, mas sem necessariamente interferir na qualidade do sono. Fonte de fibras, a banana ainda auxilia na digestão e pode ser uma opção nutritiva para consumo em qualquer momento do dia.
Diário do Nordeste