As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de 2025 começam nesta terça-feira (4) e seguem até sexta-feira (7). O programa oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma FiesSeleção.
O resultado da chamada única será divulgado em 18 de fevereiro, e aqueles que não forem selecionados poderão integrar a lista de espera, com convocações a partir de 25 de fevereiro.
Quem pode se inscrever?
Neste ano, mais de 112 mil vagas serão disponibilizadas em dois processos seletivos, um para cada semestre de 2025. Para se inscrever, é necessário:
O Fies Social destina 50% das vagas para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759).
Parte das vagas também é reservada para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a distribuição demográfica do IBGE.
Bolsistas do Prouni podem se inscrever?
Sim. Estudantes contemplados com bolsas parciais (50%) pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) podem financiar a parte restante do curso por meio do Fies, desde que cumpram os critérios do programa.
Passo a passo para inscrição
As inscrições ocorrem duas vezes ao ano, antes do início das aulas de cada semestre. O candidato deve possuir uma conta Gov.br e acessar o portal FiesSeleção.
Durante a inscrição, será necessário informar:
Após essa etapa, é preciso seguir os seguintes passos:
Portal Correio